CONVITE Segundo Encontro Latino-Americano de Jovens Líderes em Biotecnología ALLBIOTECH-México 2018

CONVITE

SEGUNDO ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE JOVENS LÍDERES EM BIOTECNOLOGIA
ALLBIOTECH-MÉXICO 2018


O Allbiotech convida todos os jovens biotecnologistas ou de áreas relacionadas, que tenham entre 18 e 35 anos, para se candidatar ao “Segundo Encontro Latino-Americano de Jovens Líderes em Biotecnologia”. O evento ocorrerá nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro na Universidade de Guanajuato na cidade de Guanajuato, México, durante o mês de novembro de 2018. Allbiotech selecionará os 100 líderes mais promissores da região a partir de um rigoroso processo de seletivo.

BASES

Anteconntes

O Allbiotech é uma organização sem fins lucrativos que nasceu em 2017, com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma Bioeconomia sustentável na América Latina, com base na geração de uma comunidade de jovens líderes que serão porta-vozes e atuarão a favor desta mudança.

Durante 2017, realizou-se em Santiago, Chile, o Primeiro Encontro Latino-Americano de Jovens Líderes em Biotecnologia, onde participaram 100 jovens líderes de 16 países, além de 30 palestrantes. Foram discutidos os desafios enfrentados pela Biotecnologia e pela Bioeconomia, seu futuro na região, além de delinear estratégias gerais de ação, juntamente com a criação de uma comunidade de pessoas engajadas com este propósito.

Objetivo

Identificar os 100 principais líderes em Biotecnologia com menos de 35 anos na América Latina e reuni-los no âmbito do Segundo Encontro Latino-Americano de Jovens Líderes em Biotecnologia Allbiotech 2018 em 5, 6, 7 y 8 de novembro de 2018, a fim de gerar soluções para os principais desafios da área, formando uma rede de colaboração a nível regional.

Desafios para explorar

O encontro está organizado em torno dos desafios existentes da Bioeconomia latino-americana. Alguns dos possíveis temas a serem explorados são:

  • Sustentabilidade: Como devemos regular a exploração de espécies nativas? Como podemos preservar os ecossistemas de forma sustentável? Quais são as novas tecnologias que estão sendo geradas na área?
  • O futuro do campo: Como a agricultura deve evoluir para alimentar uma população crescente? Qual é o papel dos OGM na agricultura de hoje?
  • Futuro da Biotecnologia: Quais dilemas bioéticos devem ser solucionados para promover a sociedade do futuro? Como avançar para construir o futuro? O que acontecerá se as doenças acabarem?
  • Cultura científica e percepção pública: Como expressar conteúdo técnico para público não-especializado? Como demonstrar a importância do progresso científico? Como gerar comunicação multidirecional entre ciência e sociedade?
  • Bioempreendedorismo: Como empreender em Biotecnologia? Quais são os problemas apresentados pelas empresas da área? Quais estratégias ajudam a evitar os erros clássicos ao empreender?
  • Transferência de tecnologia: Como conectar o laboratório ao mercado? Quais plataformas estimulam a transferência de tecnologia? Quais incentivos os acadêmicos precisam para transferir suas tecnologias?
  • Futuro da saúde: Qual é o futuro das drogas, vacinas e terapias na era Biotecnológica? Como usaremos informações genéticas para prevenir, diagnosticar, controlar ou tratar doenças? Quais são os principais desafios de saúde pública que a Biotecnologia pode resolver?

Perfil dos candidatos

Mulheres e homens entre 18 e 35 anos, que demonstram ser líderes com capacidade de promover o desenvolvimento da Biotecnologia em seus países.

Allbiotech procura alunos, empresários e profissionais em áreas relacionadas à Biotecnologia, que sejam apaixonados e entusiasmados com seu trabalho.

Requisitos de aplicação

Ter entre 18 e 35 anos no momento da inscrição.

Enviar a inscrição on-line através do site, incluindo as seguintes etapas:

  1. Preenchimento do formulário solicitado: https://goo.gl/forms/LtLvYOaCZmOiLLHu1
  2. Envio de um vídeo pitch de 1 a 2 minutos, através do YouTube (com visualização pública), incluindo uma breve apresentação e respondendo as seguintes perguntas:
  • O que o motiva a fazer parte da segunda geração de líderes do Allbiotech?
  • Por que você deve ser selecionado como um dos 100 líderes mais proeminentes da região?
  • Quais são os principais desafios para os quais a Biotecnologia representa uma ferramenta potencial na resolução?

3. Envio de um texto de, no máximo, de 600 palavras, abordando um desafio da sua região, conforme os eixos temáticos do Allbiotech, e propondo uma solução para ela.

4. Curriculum vitae através do perfil do LinkedIn. O perfil deve estar atualizado e deve incluir detalhes sobre a formação acadêmica e a experiência profissional do participante, bem como destacar iniciativas e conquistas.

É necessário cumprir os quatro requisitos descritos para que a inscrição seja aceita.

Critérios de Avaliação

  • Liderança.
  • Contexto acadêmico e experiência do candidato em relação à sua idade.
  • Experiência em iniciativas ou empreendimentos que promovam a Biotecnologia ou a Bioeconomia.
  • Demonstrar paixão e visão para pesquisa e/ou aplicação da Biotecnologia, a nível acadêmico ou industrial.
  • Criatividade da solução apresentada no texto.
  • Qualidade do texto, através da apresentação de competências lógicas e técnicas sobre o problema e sua solução.
  • Alinhamento com o objetivo do encontro.

Processo de Avaliação

Cada candidatura será avaliada por pelo menos 3 membros do Comitê de Seleção, que analisará completamente cada um dos requisitos e atribuirá uma pontuação com base nos critérios mencionados acima. As pessoas com melhores pontuações serão escolhidas para participar do Allbiotech.

Auxílio deslocamento

Serão concedidas dez bolsas de auxílio deslocamento para os candidatos que necessitarem. Os solicitantes devem indicar no formulário de candidatura que desejam concorrer a bolsas de auxílio deslocamento.

A seleção será baseada na qualidade da inscrição e considerará também fatores socioeconômicos do candidato.

Considera-se que os candidatos que residam em território mexicano, durante as datas do Encontro, não poderão receber auxílio deslocamento.

Local do evento

O “Segundo Encontro Latino-Americano de Jovens Líderes em Biotecnologia Allbiotech 2018” será realizado na cidade de Guanajuato, México, durante em 5, 6, 7 y 8 de novembro de 2018, nas instalações da Universidad de Guanajuato. 

Os aspectos não previstos nesta convocatória serão tratados pelo Comitê Organizador.

Datas importantes

Início do período de inscrição: 15 de março de 2018

Encerramento do primeiro período de inscrição: 23 de abril de 2018**

Encerramento do segundo período de inscrição: 28 de maio de 2018

Divulgação dos 100 selecionados: julho de 2018

**as inscrições antecipadas (ou antes da data do primeiro corte) terão prioridade na avaliação.

Download do documento em pdf: Convite Allbiotech 2018

Contato para dúvidas:

[email protected]

[email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/allbiotech/
Twitter: https://twitter.com/all_biotech

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *